Quem passa por aqui

Total de visualizações de página

PESQUISANDO HISTÓRIA...

Carregando...

Click e dê comidinha...

31 de maio de 2012

Serra da barriga aonde se localiza o Quilombo dos Palmares em Alagoas



Região Serrana  em Pernambuco e Alagoas, sede do mais importante quilombo do período colonial. A partir do final do século XVI e ao longo do século seguinte, torna-se o centro de resistência de milhares de negros e mulatos escravos fugidos de fazendas, povoados e vilas do Nordeste. Além de escapar da escravidão, os negros tentam recriar o mundo africano e recuperar suas raízes sociais, econômicas e culturais.
         
                                              
    O Quilombo de Palmares dura quase 100 anos. As primeiras notícias dos ajuntamentos são do fim dos anos 1590. Em 1694, o Quilombo é destruído. Nesse período de mocambos [aldeamentos de escravos evadidos] povoam uma área montanhosa de 150 km de comprimento e 50 km de largura, próxima ao litoral e coberta de florestas e palmeiras [daí o nome Palmares]. Os mocambos reúnem-se numa espécie de confederação, elegem seus líderes e seu "rei". Em pouco tempo, a população da região alcança um número estimado entre 6 mil e 20 mil pessoas. Cultivam pequenas plantações e passam a ter condições próprias de subsistência. Suas investidas contra propriedades e povoados atemorizam os moradores e fazendeiros da região.



    Na segunda metade do Século XVII as autoridades do governo geral e da capitania de Pernambuco enviam expedições militares contra Palmares. Mas seus resultados são quase nulos, o que leva as autoridades a negociar com os rebeldes.

Nenhum comentário: